terça-feira, 12 de abril de 2011

SONO DOS JUSTOS

Com certeza existem várias coisas ruins na vida, não saberia citar aqui todas, mas pelo uma eu posso não só citar, bem como falar com muita propriedade, no caso, a insônia.

Nada pior do que chegar em casa depois de um longo e “chato” dia de trabalho, ir para a cama por voltas das 22h ou 23h, morrendo de sono, e pouco tempo depois, três, quatro ou no máximo cinco horas, acordar e passar o resto da madrugada como uma coruja.

No meu caso, eu recuso a me render à insônia e partir para a TV ou Internet, fico revirando o resto da madruga na cama até que as seis da matina quando o SBT já começa apresentar o seu primeiro jornal e não mais há tempo para dormir, posso definitivamente me “despertar”.

A situação só não é pior porque tenho guardada na cabeceira da cama, como quem já estivesse de prontidão e pronto para entrar em ação, um pequeno rádio portátil digital, sintonizado a noite para captar sinais das rádios CBN, Globo, Tupi entre outras. Todas funcionando em Amplitude Modulada (AM).

É interessante analisar como existem ótimas programações durante a madrugada principalmente CBN e Globo. Várias foram as noites mal dormidas em companhia de CBN Noite Total, CBN Madrugada, Quintal da Globo entre outros.

Confesso que após ouvir durante uma boa parte da madrugada algumas dessas programações, e  logo pela manhã ligar o rádio do carro nas rádios AM da região enquanto me dirijo ao trabalho, sinto-me completamente entediado.

Dia desses, o entrevistado por mais de uma hora fora o Maestro João Carlos Martins, contando a sua maravilhosa e história de vida. Também pela madrugada, ótimas entrevistas com várias personalidades acadêmicas, profissionais da área da saúde, escritores, diretores, entre outros.

Lembro-me da entrevista com o diretor Jayme Monjardim, quando foi lançado o filme Olga, baseando no livro de Fernando Morais. Foram belas duas horas de entrevista falando sobre a filmagem, sobre as decepções de alguns expectadores que esperavam do filme a mesma emoção do livro, sobre novas pesquisas e por ai vai.

Também lembro da entrevista com o Presidente da Associação Brasileira de Ufologia sobre os registros de Óvnis no Brasil e no mundo, sobre as inúmeras farsas e também dos casos verídicos. Levo comigo a sábia frase “....é muita ignorância do ser humano, achar que num universo totalmente inexplorado e desconhecido, acharmos que nós somos os únicos seres vivos.”

Nesta madrugada, até parecia que a entrevista havia sido programada para mim. No caso, um especialista do sono. Falando sobre como ter uma boa noite de sono, e todas aquelas questões sobre se desligar da rotina diária, deixar os problemas do serviço no serviço, ter hábitos saudáveis e por ai vai, como se fosse fácil simplesmente apertar um botão de Stand by e todos dormissem felizes para sempre todas as noites.

Para não detalhar muito vou direto ao final da entrevista, onde o médico dizia que além de todas aquelas questões citadas acima, também era preciso relaxar mesmo durante a semana, tirar um tempo de manhã, a tarde ou a noite, para atividades ou ações que nos proporcione paz interior, e que a noite trabalhássemos esses momentos para que possamos nos acalmar.

Ao chegar ao serviço hoje por volta das 9h, enquanto esperava a dona Sandra terminar de arrumar minha sala, olhava pela janela como quem olha assim para o nada, e sou surpreendido por este gente boa saltando de Paraglider em plena manhã de terça-feira, do alto da Serra da Viúva. Será que ele também ouviu a entrevista? Com certeza este dormirá o sono dos justos essa noite, e bem relaxado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário